PROVA – Superdotado, Altas Habilidades e Desenvolvimento de Talentos
Para dar início a sua Prova, clique em: “Iniciar Teste”.
Resumo do Teste
0 de10 perguntas concluídas
Questões:
Informação
Você já respondeu o teste anteriormente. Portanto, você não pode iniciá-lo novamente.
Carregando Teste…
Você deve entrar ou registrar-se para iniciar o teste.
Você deve primeiro completar o seguinte:
Resultados
Resultados
0 de 10 questões respondidas corretamente
Tempo transcorrido
Você atingiu 0 de 0 ponto(s), (0)
Ponto(s) ganho: 0 de 0, (0)
0 Dissertação(ões) Pendente(s) (Pontos Possíveis: 0)
Categorias
- Não categorizado 0%
-
Parabéns, você foi aprovado (a)!
O Certificado será enviado no prazo de 5 (cinco) dias em seu e-mail. E poderá ser retirado de forma física no IBEDF. Para alunos de outros Estados, o mesmo será enviado via Correios.
No IBEDF: CLN 307 – Bloco E – Sala 220 – 2º andar – Bairro: Asa Norte – Cep: 70.746-550 – Brasília-DF
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, de 8:00 às 17:00h
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Atual
- Avaliação
- Respondidas
- Correto
- Incorreto
-
Pergunta 1 of 10
1. Questão
1. Ao se falar de zona de desenvolvimento proximal, está se referindo à teoria de desenvolvimento de:
CorretoIncorreto -
Pergunta 2 of 10
2. Questão
2. O desenvolvimento cognitivo para Vygotsky é a transformação das relações sociais em funções mentais, ou seja, é na interação social que o desenvolvimento cognitivo é construído. São contribuições da teoria de Vygotsky, exceto:
CorretoIncorreto -
Pergunta 3 of 10
3. Questão
3. A Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Gardner (1983) e colaboradores, gerou um notável interesse no âmbito educacional. Sobre esta, assinale a alternativa incorreta:
CorretoIncorreto -
Pergunta 4 of 10
4. Questão
4. Assinale a opção que não está relacionada ao atual paradigma da superdotação:
CorretoIncorreto -
Pergunta 5 of 10
5. Questão
5. Julgue os itens abaixo a respeito da Teoria da Superdotação dos Três Anéis.
I. Considera a inteligência como um comportamento relacionado a três grupos de traços: habilidade superior à média, criatividade e compromisso com a tarefa.
II. Busca rotular a pessoas ao invés de seu comportamento a fim de lhe oferecer alternativas educacionais adequadas.
III. Descarta a ideia de uma inteligência inata e estática, ao considerá-la um potencial que pode ser desenvolvido quando se oferecem oportunidades adequadas para isto.
IV. A superdotação se restringe a fatores cognitivos.
Estão corretos:
CorretoIncorreto -
Pergunta 6 of 10
6. Questão
6. A definição de Superdotação/Altas habilidades adotada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares – Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (BRASIL, 1999) considera notável e elevado desempenho nos seguintes aspectos, isolados ou combinados, com à exceção de:
CorretoIncorreto -
Pergunta 7 of 10
7. Questão
7. A Educação Especial é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com, exceto:
CorretoIncorreto -
Pergunta 8 of 10
8. Questão
8. Na avaliação de uma pesquisa de identificação de superdotação/altas habilidades em algumas crianças, é possível constatar os traços que caracterizam o brinquedo livre das crianças. A exceção dessas características está em:
CorretoIncorreto -
Pergunta 9 of 10
9. Questão
9. Sobre a educação inclusiva nas escolas, assinale a alternativa correta:
CorretoIncorreto -
Pergunta 10 of 10
10. Questão
10. A Educação Especial aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação deverá ser ofertada:
CorretoIncorreto