Prova Objetiva – 10 questões
Por favor, desça com o mouse até o final da página e clique em: “Iniciar Teste“.
Boa prova!
Resumo do Teste
0 de10 perguntas concluídas
Questões:
Informação
Você já respondeu o teste anteriormente. Portanto, você não pode iniciá-lo novamente.
Carregando Teste…
Você deve entrar ou registrar-se para iniciar o teste.
Você deve primeiro completar o seguinte:
Resultados
Resultados
0 de 10 questões respondidas corretamente
Seu tempo:
Tempo transcorrido
Você atingiu 0 de 0 ponto(s), (0)
Ponto(s) ganho: 0 de 0, (0)
0 Dissertação(ões) Pendente(s) (Pontos Possíveis: 0)
Categorias
- Não categorizado 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Atual
- Avaliação
- Respondidas
- Correto
- Incorreto
-
Pergunta 1 of 10
1. Questão
1. NÃO corresponde ao universo das Artes Visuais:
CorretoIncorreto -
Pergunta 2 of 10
2. Questão
2. A arte, no contexto da educação, é uma ferramenta poderosa para o processo de construção da cidadania, uma vez que é fundamental para a educação o contato com as várias linguagens artísticas, preparando o aluno para a apreciação da arte e desenvolvendo o potencial criativo e o pensamento crítico. A respeito desse tema, assinale a opção correta:
CorretoIncorreto -
Pergunta 3 of 10
3. Questão
3. Do ponto de vista docente, qual é o critério de uma avaliação qualitativa do portfólio de um estudante de artes visuais?
CorretoIncorreto -
Pergunta 4 of 10
4. Questão
4. Edvard Munch (18863-1944), artista norueguês, autor de O Grito, assim como outros artistas de sua época, alimentavam sentimentos tão fortes a respeito do sofrimento humano, da pobreza, da violência e da paixão, que eram propensos a pensar que a insistência na beleza e na harmonia em arte teria nascido exatamente de uma recusa à sinceridade. Queriam enfrentar os fatos “nus e crus” da existência, e expressar sua compaixão pelos feios e deserdados da sorte. A arte dos mestres clássicos parecia-lhes falsa e hipócrita. As características descritas acima se referem ao movimento artístico intitulado:
CorretoIncorreto -
Pergunta 5 of 10
5. Questão
5. O estilo dos grafites deveria servir como objetivo expressivo em suas obras. Ficou conhecido como “SAMO”, escrevendo este pseudônimo, numa campanha bem-sucedida de autopromoção, nas paredes externas dos melhores locais de exposição do mundo da arte. Suas pinturas eram cheias de palavras e frases que haviam sido riscadas, alteradas e substituídas por melhores versões. Longe de indicar indiferença ou irreflexão, esse difuso procedimento representava um esforço de esclarecimento e comunicação. Afirmou: “Eu considero apenas as palavras de que gosto, copiando-as repetidas vezes ou usando diagramas. Gosto de ter informação, e não apenas um toque de pincel”. Suas pinturas levam a uma áspera crítica aos EUA contemporâneos e à posição que neles ocupam os negros: “Os negros nunca são retratados de maneira realista, ou melhor, nem sequer são retratados na arte moderna, e eu estou feliz por fazê-lo”. Assinale a alternativa correta com relação ao artista descrito no texto acima.
CorretoIncorreto -
Pergunta 6 of 10
6. Questão
6. Sobre o Fauvismo, é correto afirmar:
CorretoIncorreto -
Pergunta 7 of 10
7. Questão
7. A famosa obra “O Pensador” do francês Renê-François Auguste Rodin (1840-1917) é uma representação estética, um modo de expressão não-verbal, uma das formas de linguagem da arte, a linguagem visual expressa através de figuras tridimensionais. A obra de Rodin é uma:
CorretoIncorreto -
Pergunta 8 of 10
8. Questão
8. As técnicas artísticas de gravação litogravura, a gravura em água forte e água tinta são:
CorretoIncorreto -
Pergunta 9 of 10
9. Questão
9. Técnica de gravura que pode ser elaborada em papel e também em tecido. Nesse caso, em vez de placas nas quais se coloca tinta, utiliza-se uma armação com tela fina, de seda ou tecido sintético, que deixa a tinta passar através dela. A denominação dessa técnica é:
CorretoIncorreto -
Pergunta 10 of 10
10. Questão
10. Considere a gravura e o texto abaixo.
O nosso espaço tridimensional é a única realidade que conhecemos. A bidimensionalidade é tão fictícia como a tetradimensionalidade, porque nada é plano, nem mesmo o espelho mais polido. Mas mesmo que partamos do princípio de que uma parede ou uma folha de papel é plana, não deixa de ser estranho que nós, como se desde sempre fosse a coisa mais normal do mundo, representemos ilusões de espaço sobre uma tal superfície. Não é muitas vezes absurdo desenhar meia dúzia de linhas e depois afirmar: Isto é uma casa?
(ESCHER, M. C. Gravuras e Desenhos. Hamburgo: Taschen (Trad. Maria Odete Conçalves – Koller, 1994, p. 15)
adicionar figura
A gravura do artista holandês Maurits Cornelis Escher ilustra claramente o que ele afirma no texto porque tanto a gravura quanto o texto se referem à:
CorretoIncorreto