Aula 1 de 0
Em Progresso

Nomenclatura e escopo das variáveis

No exemplo ex2_l. js, declaramos duas variáveis: uma para receber o texto digitado no campo de formulário com id=”none”, e outra para fazer referência ao elemento button do formulário com id=”mostrar”. Em programas maiores, o número de variá­veis vai naturalmente ser maior também. O que significa que se torna importante adotar algumas regras para facilitar a compreensão dessas variáveis.

Se analisarmos o exemplo ex2_l.js, vamos perceber que as variáveis são utilizadas para fins diferentes: texto de entrada e referência ao elemento button. Em outros exemplos, vamos também utilizar variáveis para referenciar elementos de saída. A partir do próximo exemplo, vamos definir os nomes dos elementos HTML precedidos por letras que nos indicam o seu uso no programa: tn (input) para os campos de entrada de texto, bt (button) para os botões e out (output) para os locais de saída de dados, como inNone, btMostrar e outResposta. E, nos programas JavaScript, vamos adotar uma pequena regra: ao referenciar esses elementos, vamos manter seu nome. Já as variáveis que recebem o conteúdo de um campo não utilizam esses caracteres iniciais. Esse nosso padrão visa facilitar o processo de aprendizagem. Como definir regras para nomes de variáveis e elementos é algo bem particular de cada programador, você pode criar as próprias regras e, inclusive, aplicá-las nos exemplos deste livro. Basta substituir os nomes no momento em que for imple­mentar os programas.

Outro detalhe importante sobre as variáveis é que elas têm um “escopo” de abran­gência (de validade no programa). As variáveis declaradas dentro de uma função são denominadas variáveis locais e, como o nome sugere, só têm validade nesse local (nessa função). Já as variáveis declaradas fora das funções são consideradas variáveis globais, e valem para todo o programa. Sempre que possível, dê prefe­rência por utilizar variáveis locais, pois o espaço alocado por uma variável local é liberado após a conclusão da função. Além disso, diversos outros problemas podem ser evitados, como redefinir na função o valor de uma variável global já existente.

 

Um cuidado com relação à declaração das variáveis JavaScript: não se esqueça de utilizar a palavra var antes do nome da variável. Declarar variáveis sem a palavra var faz com que ela seja entendida como uma variável global, mesmo se declarada dentro de uma função. As boas práticas de programação recomendam o uso do var antes do nome da variável, e devemos seguir essa recomendação.