Aula 1 de 0
Em Progresso

1. Gerenciando pacotes com Chocolatey

Registro

 

Play Store para Windows

 

Resolvi instalar um novo aplicativo no meu celular e como uso Android, acessei o Play Store do Google, procurei pelo aplicativo e pedi para instalar. É muito simples, não é mesmo?

 

 

Mas tenho algumas dúvidas agora:

  • É necessário acessar o site do fabricante do aplicativo para baixar no momento de instalar o aplicativo no Android? Não, sempre usamos o Play Store.
  • É preciso configurar o PATH ou uma outra variável de ambiente para instalar o aplicativo corretamente? Não, isso acontece automaticamente.

 

 

 

E por fim, a pergunta: por que não fazemos o mesmo ao instalar as ferramentas e aplicativos no Windows? Comemore, pois há algo no Windows similar com o Play Store. Não existem todos os aplicativos do mundo que poderiam rodar no Windows nessa “store“, mas a maioria das ferramentas e aplicativos para o desenvolvedor podem ser encontradas lá.

 

Gerenciador de pacote

 

Ter um auxílio na instalação de um software no sistema operacional é uma ideia bem antiga e não foi inventada pelo Google ou pela Apple. Há décadas, no mundo Linux, existem aplicativos que se preocupam com a instalação e administração de outros aplicativos. Esses aplicativos são os Gerenciadores de Pacote ou, em inglês, Package Managers. Portanto, vamos usar um gerenciador de pacotes sempre que desejarmos instalar um software. Deixaremos por conta dele a preocupação com o download do software, como e onde extrair, qual é a pasta certa de instalação, qual versão e quais são as dependências. É muito útil e vantajoso, não é mesmo?

 

Um gerenciador de pacote para Windows: Chocolatey

 

Chocolatey é uma ferramenta para a linha de comandos que instala e administra softwares. Dentre outros, ele segue a mesma ideia dos package-managers, como apt-getrpm, com a diferença que o Chocolatey é para Windows. Para aqueles não familiarizados com o APT / Debian, imagine o Chocolatey como um instalador silencioso global para aplicativos e ferramentas.

 

 

O Chocolatey é muito conhecido entre desenvolvedores Nn mundo Windows. O site dele é o https://github.com/chocolatey/choco/wiki e você encontra as informações de como instalá-lo no https://github.com/chocolatey/choco/wiki/Installation .

 

 

O comando para instalar o Chocolatey está na seção Commmand Line:

 

 

O comando não faz nada além de usar o PowerShell (aquele outro prompt mais poderoso para admins de infraestrutura) com a finalidade de baixar o instalador e colocar a pasta bin no PATH, mas tudo em apenas uma linha.

 

 

Neste momento, abriremos o cmd com os privilégios de um administrador.

 

 

Botão direito em cima do executável do cmd e Executar como administrador. Abre-se o terminal após a confirmação.

 

 

Com o terminal aberto, vamos colar o comando para instalar o Chocolatey:

 

Dica: A instalação do Chocolatey pode demorar um pouco porque é preciso baixar todas as dependências, mas a espera vale a pena.

 

Lidando com Chocolatey

 

Agora que o Chocolatey já foi instalado, é possível utilizá-lo para instalar Java, Ruby, Python ou qualquer outro pacote que ele dá suporte. Existem mais de 3000 pacotes disponíveis. A sintaxe básica é:

 

 

Como saber o nome do pacote? Acessando o site: https://chocolatey.org/

 

 

Você já vê um link no menu principal que vai nos auxiliar: Packages.

 

 

Vamos buscar por Python clicando no link. O resultado mostra o nome do pacote encontrado e o comando para instalá-lo:

 

 

Para instalar o Python 2.7, por exemplo, utilizamos:

 

 

Para Python 3.4:

 

 

Além de baixar, o comando choco instala e configura o ambiente.

 

 

Vamos ver mais um exemplo, instalando nodejs. Pesquisar outra vez:

 

 

A única versão encontrada é o 5.x. Quem conhece um pouco sobre o Node JS sabe que as versões ímpares possuem um tempo de suporte menor do que as versões pares. Diante disto, a versão 4 é muito usual. Mas como instalar essa versão um pouco mais antiga? Vamos seguir o link da versão atual:

https://chocolatey.org/packages/nodejs.install

 

 

Achamos um histórico de versões ao navegar um pouco para baixo e lá é possível ver a última versão 4:

 

 

Clicando na versão 4.2.2, encontramos o comando para instalá-la:

 

 

Observe aquela flag -version que indica a versão. Podemos instalar qualquer pacote do Chocolatey a partir de agora.

 

 

Sugestão:  o Chocolatey pede uma confirmação quando instalamos um pacote, mas é possível já indicar que desejamos confirmar no comando inicial, por exemplo:

 

 

Removendo um pacote

Assim como instalar, remover um pacote é muito simples. É só digitar:

 

 

Estão listados a seguir alguns comandos para instalar as plataformas mais comuns de desenvolvimento. Aproveite o Chocolatey.

 

 

 

Instalando JDK 8

 

 

Um instalador independente do Chocolatey, que facilita mais ainda a instalação, foi criado já que o Rails possui muitas dependências:

 

http://railsinstaller.org/en