Aula 1 de 0
Em Progresso

1.6 Variáveis e constantes

Uma das principais funções de um programa é interagir com os usuários. Uma das formas de realizar essa interação é pela solicitação de informações e, a partir dessas informações, implementar ações e apresentar respostas. Imagine um terminal de caixa eletrônico que possibilite saques de apenas 100 reais. Pouco útil, já que os clientes do banco que possuem saldo inferior a 100 reais não poderiam utilizá- -lo e aqueles que precisam de 500 reais, por exemplo, teriam de realizar 5 vezes a mesma operação. Haveria ainda aqueles que precisam de um valor não múltiplo de 100. Ou seja, o melhor é solicitar ao cliente o valor a ser sacado. Para isso é que existem as variáveis.

As variáveis são espaços alocados na memória do computador que permitem guardar informações e trabalhar com elas – como o valor que o cliente deseja sacar no terminal do caixa eletrônico. Como o nome sugere, os valores armazenados em uma variável podem ser alterados durante a execução do programa. São exemplos de variáveis manipuladas em um programa: a descrição, a quantidade e o preço de um produto ou, então, o nome, o salário e a altura de uma pessoa.

As variáveis declaradas em um programa devem possuir um nome, seguindo algu­mas regras de nomenclatura. Em JavaScript, os nomes de variáveis não podem:

  • Conter espaços.
  • Começar por número.
  • Conter caracteres especiais, como %, (,),{,},!,@,#.
  • Utilizar nomes de palavras reservadas da linguagem, como function, var, new, for ou return.

Variáveis escritas com letras maiúsculas são diferentes de variáveis escritas com letras minúsculas. O uso do caractere é válido, porém dê preferência para decla­rar variáveis com o nome em letras minúsculas e o uso de uma letra maiúscula para destacar palavras compostas (padrão denominado camelcase). São exemplos de nomes válidos de variáveis: cidade, notai, prtneroCltente, novoSatario, precoFinal, dataVenda. Procure usar nomes que indicam o conteúdo que a variável vai armazenar.

Para declarar uma variável em JavaScript, utiliza-se o comando:

var nome;

Para fazer com que uma variável receba um dado, utiliza-se o conceito de atribuição. Em JavaScript, a atribuição de valor para uma variável é feita com o sinal E possível declarar uma variável e atribuir-lhe diretamente um valor com o uso da palavra reservada var e do sinal de atribuição da seguinte forma:

var idade = 18;

As novas versões dos navegadores web permitem a declaração de constantes. Diferente das variáveis, uma constante não pode ter o seu conteúdo alterado no decorrer do programa. Mas, então, por que declarar uma constante? Vamos utili­zar um exemplo para ilustrar os benefícios de trabalhar com constantes. Imagine o programa anteriormente citado de montagem do layout com as poltronas de um teatro. Em vez de colocar o número total de poltronas diretamente no código, podemos declarar uma constante para indicar esse número. Assim, se por algum motivo esse número tiver de ser alterado, não é preciso procurá-lo em todo o código, basta modificar o valor atribuído à constante.

Para declarar uma constante em um programa, utilize a palavra reservada const seguida pelo nome da constante e da atribuição de valor a ela. E padrão utilizar letras maiúsculas para nomear as constantes.

const POLTRONAS = 240;