Aula 1 de 0
Em Progresso

1.2 Entrada, processamento e saída

No processo de aprendizado de algo novo, é importante memorizar um roteiro de etapas a serem seguidas. Para dar os primeiros passos, esse roteiro nos auxilia a organizar o nosso pensamento. Em lógica de programação, o roteiro para resolver a maioria dos programas iniciais é:

 

 

  1. Leia os dados de
  2. Realize o processamento dos dados.
  3. Apresente a saída dos dados.

 

Em programas maiores, essas etapas vão se intercalar e outras ações serão necessá­rias, como salvar os dados em um banco de dados. No entanto, depois de concluir o aprendizado inicial, a nossa compreensão terá avançado e estará apta para lidar com essas situações.

A etapa da entrada de dados consiste em solicitar ao usuário alguma informação. Nome, idade, salário – por exemplo. Após, deve acorrer a etapa do processamento. Calcular o novo salário, calcular um desconto ou verificar a idade são exemplos dessa etapa. E, por fim, o nosso programa deve apresentar a saída de dados. A exibição do novo salário, do desconto ou se a pessoa é maior ou menor de idade são exemplos de respostas para os dados de um programa.

Para realizar cada uma dessas etapas, as linguagens de programação utilizam comandos. Há um ou vários comandos para realizar a entrada de dados. A sintaxe (palavra e formato) do comando difere de uma linguagem para outra. Mas todas as linguagens dispõem de comandos para realizar essa etapa. Ou seja, o conceito é o mesmo, mas o comando é diferente.

Já a etapa de processamento, no geral, implica trabalhar com variáveis para realizar um cálculo. De igual forma, as linguagens têm sintaxes um pouco diferentes para declarar e realizar a atribuição de dados para uma variável. Em JavaScript, PHP, Java, Python, a atribuição é realizada a partir do símbolo Em Pascal e Delphi, pelos símbolos

O mesmo ocorre para a etapa de saída de dados para o usuário, alert, print e echo são exemplos de comandos utilizados nas linguagens a fim de exibir uma mensagem em um programa.

E importante ressaltar que nos programas de teste que estaremos desenvolvendo é o próprio programador que faz o papel de usuário. Então, vamos escrever o código, executar as ações para rodar o programa, informar os dados de entrada e conferir

se a resposta fornecida pelo programa está correta. Ufa… são muitas tarefas. Mas, no final, você verá que vale a pena. Que a profissão de programador compensa pelas oportunidades que ela proporciona.