Aula 1 de 0
Em Progresso

3.3.3 Expressões lógicas

Os operadores lógicos podem ser combinados em expressões lógicas mais com­plexas. Quando uma expressão tiver mais de um operador lógico, avalia-se o operador not (não) primeiro, seguido do operador and (e) e, finalmente, or (ou). Vejamos a seguir a ordem de avaliação da expressão, onde a operação sendo avaliada é sublinhada; e o resultado, mostrado na linha seguinte.

True or False and notJTrue

True or False and False

True or False

True

Os operadores relacionais também podem ser utilizados em expressões com operadores lógicos.

salárto > 1000 and idade > 18

Nesses casos, os operadores relacionais devem ser avaliados primeiro. Façamos salário – 100 e idade – 20. Teremos:

 

 

salário > 1000 and idade > 18

100 > 1000 and 20 > 18

False and True

False

A grande vantagem de escrever esse tipo de expressão é representar condições que podem ser avaliadas com valores diferentes. Por exemplo: imagine que salário > 1000 and idade > 18 seja uma condição para um empréstimo de compra de um carro novo. Quando salário = 100 e idade – 20, sabemos que o resultado da expressão é falso, e podemos interpretar que, nesse caso, a pessoa não recebería o empréstimo. Avaliemos a mesma expressão com salário = 2000 e idade = 30.

salário > 1000 and idade > 18

2000 > 1000 and 30 > 18

True and True

True

Agora o resultado é True (verdadeiro) e poderiamos dizer que a pessoa atende às condições para obter o empréstimo.

Exercício 3.4 Escreva uma expressão para determinar se uma pessoa deve ou não pagar imposto. Considere que pagam imposto pessoas cujo salário é maior que R$ 1.200,00.



Exerdcio 3.5 Calcule o resultado da expressão A > B and C or D, utilizando os valo­res da tabela a seguir.

 

Exercício 3.6 Escreva uma expressão que será utilizada para decidir se um aluno foi ou não aprovado. Para ser aprovado, todas as médias do aluno devem ser maiores que 7. Considere que o aluno cursa apenas três matérias, e que a nota de cada uma está armazenada nas seguintes variáveis: natérial, natéria2 e natéria3.