Aula 1 de 0
Em Progresso

1. Nomes de variáveis

Em Python, nomes de variáveis devem iniciar obrigatoriamente com uma letra, mas podem conter números e o símbolo sublinha (_). Vejamos exemplos de nomes válidos e inválidos em Python na Tabela 3.1.

 

A versão 3 da linguagem Python permite a utilização de acentos em nomes de variáveis, pois, por padrão, os programas são interpretados utilizando-se um conjunto de caracteres chamado UTF-8 (http://pt.wtkipedia.0rg/wi.ki./Utf-8), capaz de representar praticamente todas as letras dos alfabetos conhecidos.

Variáveis têm outras propriedades além de nome e conteúdo. Uma delas é conhe­cida como tipo e define a natureza dos dados que a variável armazena. Python tem vários tipos de dados, mas os mais comuns são números inteiros, núme­ros de ponto flutuante e strings. Além de poder armazenar números e letras, as variáveis em Python também armazenam valores como verdadeiro ou falso. Dizemos que essas variáveis são do tipo lógico. Veremos mais sobre variáveis do tipo lógico na Seção 3.3.

TRÍVIA

A maior parte das linguagens de programação foi desenvolvida nos Estados Unidos, ou considerando apenas nomes escritos na língua inglesa como nomes válidos. Por isso, acentos e letras consideradas especiais não são aceitos como nomes válidos na maior parte das linguagens de programação. Essa restrição é um problema não só para falantes do português, mas de muitas outras línguas que utilizam acentos ou mesmo outros alfabetos. O padrão americano é baseado no conjunto de caracteres ASCII r), desenvolvido na década de 1960. Com a globalização da economia e o advento da internet, as aplicações mais modernas são escritas para trabalhar com um conjunto de caracteres dito universal, chamado Unicode n.

(’) http: //pt.wikipedia.org/wiki/Ascit

(*’) http: //pt.wikipedia.org/wiki/Unicode