Aula 1 de 0
Em Progresso

4. Transmitindo dados ao navegador  

  1. Transmitindo dados ao navegador

 

Registro

 

Criamos a estrutura do nosso HTML na aula anterior. Utilizamos a tag DOCTYPE, a tag HTML.

 

Progrediremos agora passando mais informações ao navegador. O navegador precisa de informações para renderizar nossa página de forma adequada. Caso o sistema operacional do seu telefone, do seu computador ou até mesmo do seu navegador esteja utilizando o idioma inglês, não será possível mostrar os acentos da página.

 

No nosso caso, como tudo está em português no meu computador, os acentos aparecem normalmente, mas é possível que isso não ocorra na sua página.

 

De que modo solucionamos isso? Ou para que, independentemente da configuração do meu usuário, minha página esteja certa? É necessário passar a informação corretamente e, para tal, criamos a tag meta.

 

[00:50] Assim é escrita a tag meta dentro do nosso HTML: meta charset=”UTF8” entre os sinais < e >.

 

Quebraremos essa tag aos poucos para que compreendamos melhor. O nome da tag é meta, ela passa informações para o navegador. note que, diferentemente do h1, que é uma tag de conteúdo, colocamos uma propriedade dentro dela.

 

Há o atributo charset, que é o conjunto de caracteres, e o characters set, que é o dicionário que estamos selecionando. E escolhemos o dicionário UTF8. Ele possui as linguagens Unicode, ASCII, e o mais importante: ele tem todos os caracteres que são utilizados na maioria das línguas da Europa, América Central, América do Norte  e América do Sul, ou seja, grande parte das linguagens com que trabalhamos no cotidiano.

 

Solucionaremos o contratempo do acento com esses caracteres. Ele possui ç, crase, acentuação de ~, qualquer uma utilizada na língua portuguesa.

 

Ao recarregar a nossa página, não vai fazer diferença alguma no meu computador. É possível que  ele tenha consertado os acentos no seu.

 

É necessário informar ao navegador também a linguagem da minha página. Quando estamos usando o navegador, ele frequentemente se oferece para traduzir uma página. Ele faz isso, pois entende que uma página está, por exemplo, em inglês, e que seu sistema operacional está em português, logo, ele oferece essa vantagem.

 

É comum informarmos a linguagem da página ainda que ele leia o conteúdo. Fazemos isso dentro da tag HTML. Acrescentamos a propriedade lang, de language, idioma, e, dentro, usamos PT-BR, que é português do Brasil.

 

Sendo assim, há a página que é compreendida em português. O navegador oferece a opção de traduzir caso alguém que não entende português estiver lendo nossa página.

 

Temos tudo que é necessário para que o conteúdo da nossa página seja devidamente lido.

 

De mais a mais, sempre que estamos navegando, costumamos olhar para a aba do navegador a fim de saber o nome da página e a nossa mostra o nome “index.html” hoje, que vamos consertar.

 

Utilizamos a tag “title”, que é o título da página, para fazer isso. Utilizamos o nome “Barbearia Akore” e salvamos a página.

 

O título está lá ao quando retornamos ao navegador e recarregamos.

 

Para que nossa página seja lida e exibida de forma adequada, é essencial anunciar todas essas informações para o navegador.

 

Veremos como quebrar ainda mais esse conteúdo e fazer nosso código ficar menos complexo na próxima aula. Até breve.